terça-feira, 28 de janeiro de 2014

O que você precisa saber sobre: Cabelo #1



Com exceção de algumas células que crescem na base da raiz, o cabelo é um tecido morto, composto de queratina e proteínas afins. Formado pela haste, que se estende sobre a pele, e a raiz, cravada num folículo, o folículo piloso. O pêlo é formado por divisões de rápidas células na base do folículo. As células são empurradas para cima a partir da base do folículo, endurecem e sofrem pigmentação. Os pêlos em nosso couro cabeludo, nas sobrancelhas e nos cílios são diferentes dos outros pêlos espalhados pelo corpo. O cabelo cresce de maneira saudável cerca de 1,25 cm por mês, e cabelos longos têm vida útil entre 3 e 5 anos. Em média, temos entre 100 e 150 mil fios de cabelo em nossa cabeça.
Internamente o cabelo é dividido em 3 partes: Cutícula, Córtex e Medula.

A cutícula é a camada protetora externa que recobre o córtex de cada fio de cabelo humano e é responsável por seu brilho e textura. Uma cutícula em estado normal é suave, permite o reflexo da luz e limita a fricção entre os fios capilares.
Ela é composta de 6 a 8 camadas de células planas sobrepostas e coberta por uma camada invisível de lipídios resistente à agua, que age como um hidratante condicionador natural. Os cientistas a chamam camada de gordura. Essa camada ácida de lipídios é o que dá naturalmente aos fios uma textura sedosa e macia ao toque.
O córtex é responsável por quase todas as propriedades que definem e fazem único cada cabelo humano, como a forma, a cor, a resistência, a elasticidade e a quantidade natural de umidade dos fios. Ele é mais resistente que o aço, e pode se alongar até 30% sem grandes danos significativos. Entretanto, assim como a cutícula, necessita de cuidados e sofre pelos mesmos vilões já mencionados, como químicos, excesso de calor e fricção. Como esta camada do fio é mais interna, seus danos são piores quando ocorrem, geralmente rompendo a capacidade do córtex de manter a umidade (hidratação) dos fios e deixando o cabelo ressecado e frágil.
A cor natural do cabelo é feito pela melanina, há dois tipos de melanina em nossos cabelos: eumelanina (a mais comum e responsável pelas nuances do marrom ao preto) e feomelanina(responsável pelas tonalidades de loiro), a mescla dos dois e a menor quantidade dos mesmos causa os cabelos castanhos claros, loiros e intermediários. A ausência de pigmento produz o cabelo branco/grisalho. Essa melanina é produzida no interior do folículo de cabelo e se distribui ao longo do fio, nem sempre uniformemente, causando as "mechas naturais". Por essa parte responsável pela tonalidade se encontra no córtex é por isso que antes que qualquer cor permanente seja aplicada na haste do cabelo, a cutícula, ou camada exterior, deve ser aberta (descolorida), para que a fórmula reaja com o córtex, para depositar ou remover a cor.  
Já a última parte da estrutura do cabelo, seu núcleo central chamado medula, não tem uma função específica no cuidado dos fios e se encontra em geral apenas nos cabelos brancos.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

# Compartilhar

Twitter Facebook Google Plus LinkedIn RSS Feed Email Pinterest

Seguidores

Total de visualizações

Arquivos

Facebook

Twitter

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Copyright © Ao Ponto Com Elas | Traduzido Por: Mais Template - Premium Blogger Templates